Faixa do Cidadão e Radioamador

24
outubro
2014
Categorias:
Comentários:
0
Tamanho Texto

O site da ANATEL (http://www.anatel.gov.br/) é o principal de canal de comunicação entre o governo e a população quando o assunto é telecomunicações.

Dentro no site da ANATEL existem milhares de informações que podem ser acessadas, dos mais diferentes tópicos possíveis e através de vários portais internos. O problema é que com tanta informação, muitos usuários simplesmente não conseguem encontrar o que desejam.

Vejam abaixo algumas informações sobre como requerer autorização para uso do SERVIÇO DE RADIO DO CIDADÃO (carteirinha) e também o SERVICO DE RADIOAMADOR (Indicativo).

SERVIÇO DE RÁDIO DO CIDADÃO
Segundo a ANATEL, o Serviço Radio do Cidadão conhecido como PX é o serviço de radiocomunicações de uso compartilhado para comunicados entre estações fixas e/ou móveis, realizados por pessoas naturais (fisicas), utilizando o espectro de freqüências compreendido entre 26,96 MHz e 27,61 MHz.

Este serviço é regido pela Norma 31/94, aprovada pela Portaria n° 1278-MC, de 28 de dezembro1994, publicada no Diário Oficial da União de 30.12.94

Para executar este serviço se faz necessário que o interessado se cadastre na ANATEL e obtenha sua carteirinha de usuário. No site há um passo-a-passo para o usuário.

Site da ANATEL para quem quer utilizar o Serviço de Rádio do Cidadão (PX) – https://sistemas.anatel.gov.br/scpx

Requerimento do Serviço de Radio do Cidadão – CLIQUE AQUI

SERVIÇO DE RADIOAMADOR
Por sua vez, o Serviço de Radioamador é regido pela Norma 31/94, aprovada pela Portaria n° 1278-MC, de 28 de dezembro1994, publicada no Diário Oficial da União de 30.12.94

Para executar este serviço se faz necessário que o interessado seja titular do Certificado de Operador de Estação de Radioamador – COER.

Para obter o COER, o interessado deve se submeter a exames de capacitação operacional e técnica, realizado de acordo com agenda prevista pela Anatel.

O Escritório Regional ou a Unidade Operacional da Anatel mais próxima de sua residência, estão em condições de dar maiores informações. Recomendamos também que você procure a LABRE (http://www.labre.org.br/).

Site da ANATEL para quem quer utilizar o Serviço de Radioamador – https://sistemas.anatel.gov.br/scra

Requerimento do Serviço de Radioamador – CLIQUE AQUI

Escrito por: